Voltar

OS CAMINHOS DA DESCARBONIZAÇÃO - HENRY JOSEPH JR., DIRETOR TÉCNICO DA ANFAVEA

A indústria automobilística enfrenta talvez o seu maior desafio em sua centenária história: a redução ou eliminação das emissões de carbono nos próximos anos.  

A dificuldade não é apenas tecnológica, mas também econômica. Afinal não basta aperfeiçoar ou desenvolver novos veículos e motores, mas buscar a produção de baterias cada vez mais eficientes e encontrar, em tempo recorde, fornecedores para os principais insumos. Ao mesmo tempo outros fatores complicam a administração destas gigantescas multinacionais, como a redução nos últimos anos da demanda mundial de veículos – depois de chegar próximo aos 100 milhões por ano caiu para a faixa dos 80 milhões.  

Motivos para esta queda não faltam, desde uma pandemia que travou a economia mundial até a elevação substancial dos preços dos automóveis e mudanças nos desejos de consumo das novas gerações.  

No Brasil a indústria busca seus caminhos de descarbonização, com um lado da indústria a seguir as determinações das respectivas matrizes para adoção dos elétricos puros, enquanto outros pensam na introdução gradativa de novas tecnologias, com os híbridos sendo a alternativa ideal seja pelos preços mais acessíveis e também pela adoção do etanol como combustível. 

A principal entidade dos produtores de veículos, a Anfavea, se movimentou muito neste ano em busca de liderar as mudanças. Desde uma mostra, em Brasília, dos principais produtos elétricos ou eletrificados a realização ou participação de eventos nacionais e internacionais na tarefa de mostrar que o Brasil não pode desprezar seu mais vitorioso projeto de energia renovável criado originalmente com o nome Proálcool.  

A OTM Editora realiza há alguns anos eventos onde reúne os melhores casos de sucesso na adoção das práticas ESG entre as empresas de transportes.  
E com estas participações foi criado um círculo virtuoso de ampliação de companhia envolvidas – exatamente pelos exemplos – em busca de uma sociedade melhor, com respeito ao meio ambiente e mais justa. 

Como coroamento de todo este trabalho a OTM Editora promoverá no dia 29 de novembro, no Transamérica Expo, o Fórum de Transporte Sustentável, e na preparação para este dia inteiro de apresentações, debates e informações transformadas em conhecimento fizemos uma série de entrevistas, com os principais atores do setor sobre descarbonização. 

A leitura dos diferentes posicionamentos, a exposição dos problemas e soluções serão um importante instrumento na adoção dos caminhos brasileiros na busca da descarbonização. 
 
O primeiro entrevistado é Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea e profundo conhecedor da indústria, suas legislações e questões de emissões no Brasil. 

Acesse o link e leia a entrevista na íntegra: Os caminhos da descarbonização





ESG NA MOBILIDADE URBANA
6ª EDIÇÃO NA LAT.BUS | 08 DE AGOSTO
(das 14H00 às 18H00)

ESG NO TRANSPORTE DE CARGAS E NA LOGÍSTICA
7ª EDIÇÃO NA FENATRAN | 06 DE NOVEMBRO
(das 14H00 às 18H00)

(11) 5096-8104
contato@forumtransportesustentavel.com.br